Vários moradores do município de Ponto Novo estão enfrentando diversos transtornos depois de ter a conta pessoal do Instagram hackeada, estelionatários fizeram anúncios falsos de móveis e eletrônicos, a preços atrativos, para enganar e obter dinheiro.
Como funciona o golpe
Criminosos usam de engenharia social para capturar a conta do usuário do Instagram. Uma das formas, como a relatada pela empresária, é o envio de links, por onde conseguem redefinir a senha da conta. Outra possibilidade é pela clonagem do chip, chamada SIM swap.
Após obter o acesso, os criminosos usam fotos de produtivos atrativos e de venda fácil, como sofás, camas, hack, geladeira, smartphones, com preços abaixo do mercado.
Para justificar o pagamento em nome de terceiro, dizem que os móveis e eletrônicos pertencem a um amigo que está de mudança.
A pessoa acredita estar comprando um produto de alguém conhecido e faz a transferência ou pagamento por cartão. O produto não existe e nunca é recebido.
Recuperação da conta
A recuperação de conta deve ser feita pelos caminhos indicados na Central de Ajuda do Instagram. Verifique se há uma mensagem do Instagram na sua conta de email.
O e-mail seguro, diferente do usado anteriormente, ao qual somente você tenha acesso. Depois de enviar a solicitação, você receberá um e-mail do Instagram com as próximas etapas.
Comentários